15 termos que todos no mercado de trabalho deveriam saber

Quando se está à procura de um emprego, é necessário ter atenção com algumas coisas que acontecem no mercado de trabalho. Ter conhecimento de termos que são utilizados no meio, podem fazer com que você se dê bem e conquiste um serviço na área que tanto almeja.

Palavras de destaque e que estão sempre presentes nas entrevistas devem ser de conhecimento de todos. Isso ajuda na hora da conversação. Alguns termos são destaques, e quando usados possuem grande peso.

Não empregar palavras de maneira solta e sem a certeza de seu significado é tão importante como usá-las. Numa conversa no mercado de trabalho, usar algo inapropriado pode indicar seu fracasso. Em alguns casos, o erro não é perdoado.

Background

Se você trabalha em alguma grande empresa, com certeza, já ouviu essa palavra. Ela se refere à experiência e ao conhecimento pessoal ou profissional de uma pessoa. Em entrevistas de emprego mais formais, essa palavra aparece muito e com o objetivo de conhecer melhor o candidato.

Brainstorming

O termo vem do inglês e significa tempestade cerebral. Quando usada, tem como objetivo dar a oportunidade das pessoas exporem suas ideias livremente. É uma atividade para mostrar aquilo que vem à mente sem censura, podendo ser o ponto de partida de um projeto.

Case

Dentro de grandes corporações, o case é muito comum. A palavra representa nada mais, nada menos, que o estudo de um caso, de uma acontecimento vivido dentro da empresa.

CEO (Chief Executivo Officer)

É o profissional que está no cargo mais alto que a empresa oferece. É o grande mentor das metodologias usadas pela corporação.

Coaching

Esse treinamento é feito para proporcionar o crescimento profissional por meio da fidelização de metas. É feito por um consultor de carreira, chamado de coach.

Deadline

Quem trabalha em grandes empresas, com certeza, tem a palavra deadline em suas listas ruins. Ela nada mais é do que o prazo final, ou seja, o momento que não tem mais para onde correr.

Downsizing

A tradução em português significa encolhimento. Essa técnica prega como objetivo a redução dos níveis hierárquicos da corporação.

Endomarketing

Essa é a parte de gestão de marketing que cuida da informação, motivação, conscientização dos funcionários. Funciona como um marketing interno.

Empowerment

Pode ser usada também com a versão brasileira, empoderamento. Nada mais é do que a delegação de poderes aos funcionários, dando decisão, autonomia e participação a eles.

Feedback

É a ferramenta que a corporação usa para fazer uma avaliação do desempenho de um profissional ou de suas ações.

Insight

Bem vindo em todas as empresas, o insight é o termo que significa uma ideia não convencional que pode se tornar ação ou solução para um problema.

Mentoring

Todo estagiário tem seu mentor. Em casos de profissionais mais efetivos, o mentoring orienta, dá conselhos para alavancar a carreira de um colega de trabalho.

Networking

O grande fato é que todo profissional deve ter um networking pessoal. A rede de contatos ajuda em conquistas de novas atividades, descoberta de oportunidades e dá mais segurança para sua estabilidade profissional.

Startar

Representa o começo. Pode ser o apelido de empresas que vem começando a alavancar sucesso.

Workaholic

E se você sabia todos os significados anteriores e não ficou com nenhuma dúvida, talvez você seja uma workaholic. Uma pessoa viciada em trabalho conhece a empresa mais que sua própria família.

Receba conteúdos extras e exclusivos no seu email!

Inscreva-se Agora!

Conteúdo livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!