Mercado de Trabalho: As 10 Qualificações que você precisa ter

Não é novidade que o mercado de trabalho, a cada ano que passa, se torna mais exigente e competitivo. Isso se deve ao fato de que as empresas querem profissionais que dominem suas áreas de atuação e, portanto, não demorem para realizar suas tarefas, afinal, tempo é dinheiro, ainda mais em uma fase de grandes crises políticas e econômicas que o país enfrenta.

Diante disso, o colaborador precisa se destacar entre os demais, visto que há muitas pessoas esperando uma oportunidade para se recolocar profissionalmente. Assim, é necessário entender o que as empresas procuram e, com isso, buscar métodos para se encaixar no perfil dessas companhias.

Qualificações que você precisa ter no mercado de trabalho

Para ajudá-lo nessa jornada, separamos 10 qualificações que o indivíduo precisa ter para chamar a atenção dos recrutadores e, até mesmo, ser destaque no seu ambiente de trabalho. Acompanhe a seguir e tenha sucesso em sua carreira:

  1. Conhecimento: Quando se fala em qualificação, isso quer dizer conhecimento. Sendo assim, o mínimo que a pessoa precisa ter, são: cursos profissionalizantes, como informática, assistente administrativo, assistente comercial, e claro, um curso universitário dentro de sua área de atuação.
  2. Pós-graduação: Nunca pare de estudar. O fato de querer se aprimorar na carreira é benéfico aos profissionais, visto que estão sempre atualizados sobre as novidades de sua área. Assim, procure cursos de pós-graduação ou MBA depois de formado, isso proporcionará um currículo completo e atraente.
  3. Idiomas: Saber falar um segundo idioma é fundamental nos dias de hoje. Com isso, investir em um bom curso de inglês é mais do que necessário. Grandes empresas procuram por profissionais com essa qualificação e, ainda, oferecem salários maiores para quem tem esse tipo de conhecimento.
  4. Demais cursos: Caso sua área exija cursos de aperfeiçoamento, ou seja, cursos sobre novas plataformas e ferramentas digitais, por exemplo, saiba que é essencial tê-los em seu currículo. Isso o fará diferente dos demais colaboradores e, ainda, demonstrará que a pessoa está antenada nas novidades. Dominar o Excel é fundamental para o seu desenvolvimento profissional.
  5. Viagens: Se o indivíduo tem experiências fora do seu país de origem, isso deve ser evidenciado. O trabalho ou a convivência com outros povos e culturas é fundamental, pois demostra maturidade e a habilidade de se sair bem em inúmeras situações.
  6. Soluções: O Brasil enfrenta uma grande crise econômica. Diante disso, as pessoas que sabem lidar com mudanças e, ainda, tem a capacidade de oferecer soluções criativas para os problemas do dia a dia tem grandes chances de serem contratadas ou subirem de cargo.
  7. Engajamento: É necessário ter responsabilidade em tudo o que se faz. Dessa forma, cumprir prazos e entregar um trabalho de qualidade são requisitos fundamentais no mundo corporativo.
  8. Equipe: Compreender o outro e ajuda-lo quando necessário são características que devem fazer parte do indivíduo, aliás, saber trabalhar em equipe é sinônimo de trabalhos entregues no prazo e a certeza do comprometimento.
  9. Persistência: Um profissional deve ser persistente, ou seja, ele não deve se acomodar em sua primeira recusa, seja ela do chefe ou de uma empresa ao qual tenha se candidatado a uma vaga. No ambiente de trabalho é necessário que o colaborador resolva imprevistos e não desista diante das dificuldades.
  10. Proatividade: Da mesma forma, o colaborador deve ir além daquilo que foi solicitado a ele. Se sabe fazer muito mais do que é exigido, demostre aos seus superiores. Tenha atitudes proativas e que ajudem a empresa no seu crescimento.

Receba conteúdos extras e exclusivos no seu email!

Inscreva-se Agora!

Conteúdo livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!