O checklist definitivo para se dar bem no mercado de trabalho

O mercado de trabalho é um grande desafio para todos aqueles que estão empregados ou em busca de uma recolocação profissional. Há muitas exigências, competições, além de grandes incertezas em relação a profissão e aos cargos oferecidos. Diante disso, o profissional precisa estar sempre atento a sua área de atuação para se readaptar sempre que houver necessidade.

Sendo assim, cursos, estágios e experiência em grandes empresas são algumas das atribuições que um candidato à vaga ou um colaborador precisa ter, pois, atualmente, somente o estudo em renomadas instituições não é o suficiente para se dar bem no segmento escolhido. É preciso, acima de tudo, conhecimento prático.

Com isso, para ter sucesso no mercado de trabalho é preciso seguir dicas eficazes que levarão a pessoa a ter um grande engajamento profissional. Acompanhe a seguir o checklist.

Conhecimento

Não basta apenas ter estudado (ou ainda estudar) em excelentes instituições de ensino para conseguir uma ótima posição profissional. O recrutador estará atento, também, aos cursos extracurriculares, as experiências anteriores na função e tudo aquilo que faz o candidato à vaga ser único na área.

Do mesmo modo, não é porque o profissional já foi contratado que ele não precisa se preocupar mais com os aprimoramentos, pelo contrário, dele é exigido ainda mais conhecimento, pois já está atuando na área e, sendo assim, a empresa sempre manterá os colaboradores que se reciclam todas as vezes que acharem necessário.

Relacionamentos

Saber lidar com opiniões e costumes diferentes aos seus, bem como trabalhar bem em equipe são os grandes diferenciais de um profissional.

Em todas as áreas, as equipes precisam se ajudar mutuamente, visto que, somente dessa forma, o trabalho se torna mais prazeroso e, ainda, permitirá a entrega no prazo desejado, com inúmeras qualidades.

Comprometimento

Conseguir uma recolocação profissional não é tão difícil, porém, manter-se no cargo tem sido tarefa bastante pesarosa. Isso ocorre porque depois que se é contratado, alguns colaboradores tendem a se acomodar em suas funções. Isso é errado, já que depois da empresa confiar em seus trabalhos é a hora de se dedicar 100% a ela.

Atitudes como interesse em aprender, proatividade, dinamismo, responsabilidade, entre outras características devem fazer parte do dia a dia do colaborador.

Criatividade

Funcionários que recebem seus trabalhos e os fazem de maneira pouco atrativa, também tendem a ser deixados de lado. Ao contrário do que produzir como se fosse uma máquina, experimente olhar sua função por outro ângulo e, dessa forma, se permita apresentar soluções criativas para suas atividades. Isso fará toda a diferença na vida profissional e entre os outros colaboradores.

Inove

Aliado a criatividade é a qualidade na entrega dos serviços. Não adianta nada ser rápido e eficiente para executar um trabalho se o resultado for péssimo. Essa atitude demonstra desleixo por parte do colaborador.

Realize suas responsabilidades em tempo hábil, porém priorize a perfeição e surpreenda seus líderes.

Vigie

É sempre muito bom prestar atenção nas suas ações e engajamentos. Ao menor sinal de desmotivação, ao invés de esperar um retorno negativo de seu chefe, procure melhorar. Seja pontual, sincero, maduro nas decisões e, altamente, responsável com suas obrigações.

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