5 Dicas para conquistar o seu primeiro emprego

Se você é jovem e está completando 18 anos, então provavelmente está em busca de seu primeiro e tão sonhado emprego.  A maioria dos jovens quer a independência financeira o mais cedo possível, e entrar para o mercado de está cada dia mais difícil.

O primeiro emprego traz um significado a mais do que simplesmente uma carteira assinada. Ele é onde o jovem começará a entender o mercado de trabalho. E se for bem aproveitado será motivo de novas propostas e até ascensão de cargo.

Dicas para conquistar o seu primeiro emprego

#1 – A Primeira Imagem É A Que Fica

Essa frase diz muito sobre entrevistas de emprego, pois, nelas você não ficará de camaradagem com a pessoa do RH (Recursos Humanos), ela será objetiva e analisará a sua roupa e sua aparência para ver se ela é apresentável para a empresa. Vá sempre com roupas neutras, de preferência calças e evite decotes e maquiagem forte (para as meninas). Não arrepie os cabelos ou use tênis esportivo (para os meninos).

A empresa busca personalidade, porém sensatez. Sempre pergunte qual o tipo de traje que a empresa está preferindo para a entrevista (esporte fino, social, informal), assim, você terá a chance não dar aquela bola fora.

#2 – Você É O Que Fala

A língua portuguesa é uma língua rica porém difícil e devido a defasagem do nosso ensino, muitos brasileiros falam errado sua língua nativa, porém fique atento. O vocabulário tem que ser de fácil compreensão e correto na hora que você for falar com o homem do RH.

Normalmente as empresas fazem dinâmicas de grupo, pois elas filtram a quantidade de candidatos por vaga dependendo da demanda, nelas é normal você ter que se apresentar então, seja breve e objetivo, mantenha o foco na pergunta e tente responder com clareza, sem parecer um robô claro.

#3 – Testes E Mais Testes

Há uma tendência na realização de provas gerais entrevistas de emprego, por isso, antes da entrevista, tente se ativer aos assuntos do momento e veja o que você não sabe. Outra tendência são provas de raciocínio lógico, que podem aterrorizar muitos por aí, mantenha a calma e pense que aquela prova não tem o cérebro e sim você, respire.

#4 – Nervosismo

A primeira entrevista ninguém esquece, pois é nela que o nervosismo mais pega o candidato que só quer aquela chance para provar seu valor como profissional. Respire bem, durma bem à noite, coma alimentos leves e tente relaxar, pois é apenas uma entrevista e não uma sessão de tortura. Ter medo é normal, mas ele não pode te dominar.

#5 – Postura

Nada de sentar curvado feito um galho seco. Deixe a coluna ereta e mantenha o foco, pois ela também é avaliada, não só por estética, mas para ver se a pessoa e tímida ou confiante. Isso conta alguns pontinhos.

Sua entrevista é quando? Logo? Fique calmo e peça dicas para os seus pais, pois eles estão no mercado de trabalho faz tempo e podem ser o seu norte quando o assunto for esse. Se você tem amigos que já são estão empregados, pergunte a eles como foi a entrevista.

Receba conteúdos extras e exclusivos no seu email!

Inscreva-se Agora!

Conteúdo livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!